o tempo em que soltávamos papagaio


tradutora e homem 3

homem 3: salveguardo solesmos
tradutora: primeiramente boa noite
h: confrange falar
t: é sempre difícil começar
h: no osso custa fazer e solapar
t: no início tudo parece mesmo difícil
h: no tráqueo, sempre que esfolava o cálcio tenro das mínimas, clamava que não solaparia a soma.
t: quando era pequeno, sempre que via o primeiro capítulo das novelas, achava que nunca me
acostumaria com a história
h: dessa forma se dão as placas que figuro.
t: assim também é com as palestras que assisto
h: no osso
t: no inicio
h: intuo tudo por demais outro
t: acho tudo muito estrangeiro
h: a farpa bonita da garganta
t: a língua de quem fala
h: o ressonador da harpa
t: o timbre da voz
h: a pele de pano
t: as roupas.
h: em seguida me habituo
t: mas depois me acostumo
h: [para o público] embagam? embagam?
t: vocês estão me ouvindo bem?
h: jorro por estar neste lugar
t: estou muito feliz de estar aqui
h: de estar por entre máximas que considero
t: de estar aqui no meio de pessoas cujos trabalhos tenho tanta admiração.
h: [para tradutora] no osso, não pensei que poderia me ouvir em você
t: quando comecei meus estudos sobre a infância, não imaginava que algum dia ia ser traduzido pela senhora,
h: cobertor do cais na terra
t: nata da palavra no mundo.
h: [para ela] lia tuas descobertas e pensava em como podia ser tanto no tanto da terra
t: quando eu era garoto lia as matérias de jornal sobre a senhora e ficava imaginando como devia ser saber quase todos os idiomas do mundo.
h: como poderia situar em todos os lugares desta forma
t: como devia ser navegar sem fronteiras pelas palavras
h: das púbilas fregueiras sem que pontas vilassem
t: assim como quem pega um veleiro e desbrava o mundo sem molhar os pés,
h: mas únicos trincos
t: mas somente os dentes
h:[para ela] és saber
t: a senhora é um gênio
h:[para ela] és dona de saber
t: a senhora é mestra
h:[para ela] água pura
t: raridade
h:[para ela] meu peito está solene por cavalgar por tu
t: que orgulho de ouvir minhas palavras filtradas por vossa boca
h: minha terra te agradece e reza porque nos invadiu.
t: meu país tem adoração pela senhora pois foi a única estrangeira a conseguir falar nosso idioma e assim traduziu o mundo para nossa ilha, e também nossa ilha pode ser ouvida por todos.

h:[para ela] deveria ser virada ao avesso
t: a senhora deve ser estudada
h: preciso que batam em si, que batam em si mesmos
t: eu gostaria de pedir para meus colegas uma salva de palmas para a senhora
[aplausos]
h: …e se falo isso é porque o início de tudo foi só coração. nunca imaginei que me adestraria
t: ... e quando eu digo que não imaginava integrar um encontro como esse é porque meus estudos começaram por simples admiração pelas crianças. nunca imaginei que algum dia teriam importância oficial.
h: as manhãs são ricas
t: as infâncias são cheias de histórias interessantes
h: [aponta pra si] aqui
t: eu mesmo,
h: recordo minhas provocações
t: me lembro que falava muitos palavrões quando pequeno
h: e
t: então
h: pois bem
t: um dia
h: mamãe me contou historietas
t: minha mãe me disse que as palavras eram de vidro.
h: nem ouvi
t: eu não acreditei
h: mas de disse contundente uma que não esqueço, que me acabou pegando
t: mas ela me explicou seriamente que havia uma substancia no céu da boca que com o tempo ia se transformando em vidro
h: se saboreasse errado engoliria o erro
t: e que se eu não me acostumasse a ter cuidado ao falar, minha boca ia começar a sangrar.
h: e nesse pois bem
t: e foi por esse motivo
h: nesse ingênuo pois bem
t: esse motivo inocente
h: comecei a mastigar o amor
t: que passei a falar com mais doçura.
h: encanta-me isso
t: isso me agrada na infância
h: tipo de secreção espontânea
t: essa espécie de pureza
h: seus botões
t: seu detalhes
h: essa borboleta das manhãs
t: o olhar das crianças
h: como amanhecem
t: como são, como caminham
h: como brilham, como ajeitam a vida nas costas já cedo, com um jeito torto
t: a forma como carregam suas mochilas pesadas logo pela manhã, desajeitados
h: como suas costas lhe são agéis
t: a forma como sobem nos troncos das árvores
h: a coragem inocente do desejo
t: a forma como sobem nas mais altas para recuperarem seus papagaios.
grace passô. processo do congresso internacional do medo

se quizer dizer, diga...

Postar um comentário

Design by Picumãh e UsuárioCompulsivo ^