Prezados colegas,
Na última terça-feira, de 14:30h às 16:40h, os membros titulares da comissão de artistas formada na manifestação pró-FIT 2010 se reuniram com a atual coordenação da 10a edição do FIT-BH. Tivemos uma conversa extensa, que começou com uma exposição de Rodrigo Barroso sobre a grade de programação. Segundo ele, já estão enaminhados contatos com 16 espetáculos internacionais, 14 nacionais e, além dos 6 trabalhos selecionados, serão incorporados aos espetáculos locais os 4 suplentes - atendendo a uma sugestão feita por essa mesma comissão em nosso último encontro com a presidente da FMC. Na sequência, Rodrigo, Lúcia Camargo e Solanda Steckelberg foram nos colocando a par das informações que se seguem:
- Foram encaminhadas parcerias com diversas empresas de produção cultural da cidade que cuidarão, separadamente, dos setores que compoem o festival. Salientamos em relação à essa produção a importância de seram convocados os produtores que trabalharam nas edições anteriores do festival, para que sua qualidade e excelência se mantenham. Sugerimos também que sejam utilizados valores de remuneração proporcionais aos praticados nos anos anteriores e o caráter público e transparente dessas negociações sejam mantidos até seu término, com a apresentação de um relatório final e auditoria das contas. Ambas as propostas foram acatadas pela Coordenação que também demonstrou a mesma preocupação.
- O orçamento do festival, até o presente momento, conta com um investimento prospectado de R$ 2 milhões da PBH, R$ 300 mil da Oi Futuro e R$ 150 mil da FUNARTE. A FMC aguarda aprovação em caráter de urgência do projeto do festival junto à CNIC, no valor de R$ 4,2 milhões. Aí então poderão ser firmados novos patrocínios ao evento.
- O ponto de encontro do festival se concentrará no Espaço Cento e Quatro e, em breve, será lançado o edital Movimentos Urbanos, que contemplará manifestações artísticas de vários tipos, realizadas dentro do ponto de encontro. Também está sendo pensada uma programação que extrapole o Espaço Cento e Quatro, através de parcerias com outros espaços de lazer noturno, como bares, boates e restaurantes. Frisamos a importância do ponto de encontro ser um espaço para troca informal entre os artistas participantes do festival e os criadores locais, sendo fundamental a manutenção de seu caráter acessível, com preços populares de entrada e venda de produtos. Considerando o caráter Palco & Rua do FIT-BH, questionamos a impossibilidade de ações artísticas na área externa e no entorno do Cento e Quatro, uma vez que o edital Movimentos Urbanos se limitará ao interior do espaço. A Coordenação do Festival disse que pretende contemplar através de outras vias (convite direto ou mesmo um outro edital) esse tipo de manifestação.
- Durante o festival haverá um Laboratório de Design que desenvolverá projetos de iluminação e sinalização de espaços culturais, enxovais de comunicação (logomarca, folder, etc) para jovens grupos de teatro e a criação de livros sobre a trajetória de grupos teatrais de BH a serem lançados no aniversário da cidade - os beneficiados serão escolhidos via seleção pública.
- Haverá também, durante o evento, uma pesquisa de opinião sobre o consumo de teatro na capital, realizada em parceria com o SINPARC-MG.
Serão realizados encontros de especialistas para a discussão dos modelos de gestão de festivais de teatro e esses encontros produzirão materiais para subsidiar um seminário que acontecerá em setembro de 2010, para reformulação do modelo de gestão do FIT-BH.
- Acontecerá também um concurso de monografias sobre os 10 anos do festival.
Por fim, a Coordenação nos informou que todas os espetáculos convidados estão se programando para oferecerem oficinas e outro tipos de atividades de compartilhamento, porém, ainda não há uma Coordenação de Eventos Especiais criada. Colocamos nossa preocupação de que exista tal coordenação e que ela seja feita por artistas locais, que conheçam a realidade do nosso teatro e possam programar atividades de intercâmbio, formação e reflexão durante o Festival. Propusemos que as trocas entre os grupos de fora e os artistas de BH fossem intensificadas e que experiências como a realizada entre a Cia Clara, a Cia Luna Lunera e a Cia Brasileira (PR) no FIT 2008 servissem de modelo para esse compartilhamento.
A próxima reunião entre a Coordenação do FIT-BH e a comissão ficou agendada para segunda-feira, 31 de maio às 14:30h.
Titulares:
Carlutty Ferreira (MTG-MG), Leonardo Lessa (Grupo Teatro Invertido) e Geraldo Octaviano (SATED-MG)
Suplentes:
Carloman Bonfim (MTG-MG), Ítalo Laureano (QuatrolosCinco) e Magdalena Rodrigues (SATED-MG)
IMPORTANTE: Relato sobre reunião com Coordenação do FIT-BH 2010
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